User Tools

Site Tools


lexico:s:social:start

SOCIAL

(in. Social; fr. Social; al. Sozial; it. Socialé).

1. Que pertence à sociedade ou tem em vista suas estruturas ou condições. Neste sentido, fala-se em “ação social”, “movimento social”, “questão social”, etc.

2. Que diz respeito à análise ou ao estudo da sociedade. Neste sentido, fala-se em “economia social”, “psicologia social”, etc. Em especial, a expressão ciências social designa o conjunto das disciplinas sociológicas, jurídicas, econômicas e às vezes também a ética e a pedagogia.

Essa relação especial entre a ação e estar junto parece justificar plenamente a antiga tradução do zoon politikon de Aristóteles como animal socialis, que já encontramos em Sêneca e depois, com Tomás de Aquino, tornou-se a tradução consagrada: homo est naturaliter politicus, id est, socialis (“o homem é, por natureza, político, isto é, social”). Melhor que qualquer teoria elaborada, essa substituição Inconsciente do político pelo social revela até que ponto havia sido perdida a original compreensão grega da política. Para tanto, é significativo, mas não decisivo, que a palavra “social” seja de origem romana e não tenha equivalente na língua ou no pensamento gregos. Não obstante, o uso latino da palavra societas tinha também originalmente um significado claramente político, embora limitado: indicava uma aliança entre pessoas para um fim específico, como quando os homens se organizavam para dominar outros ou para cometer um crime. , p. 419).] É somente com o ulterior conceito de uma societas generis humani, uma “sociedade da espécie humana” como distinto de “humanidade” , que indica a soma total dos seres humanos.] que o termo “social” começa a adquirir o sentido geral de condição humana fundamental. Não que Aristóteles ou Platão ignorassem ou não dessem importância ao fato de que o homem não pode viver fora da companhia dos homens, simplesmente não incluíam tal condição entre as características especificamente humanas. Pelo contrário, ela era algo que a vida humana tinha em comum com a vida animal, razão suficiente para que não pudesse ser fundamentalmente humana. A companhia natural, meramente social, da espécie humana era vista como uma limitação imposta a nós pelas necessidades da vida biológica, que são as mesmas para o animal humano e para outras formas de vida animal. [ArendtCH, 4]

/home/mccastro/public_html/filosofia/data/pages/lexico/s/social/start.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki